Empresa

Pesquisa e Tecnologia

 

A Economia Circular das embalagens de PET é de responsabilidade compartilhada de diversos atores. Como recicladora, a Global PET possui papel fundamental na revalorização desse resíduo ao realizar a recuperação das embalagens através de sua reciclagem mecânica, garantindo a possibilidade de reutilização da matéria-prima reciclada na produção de novas embalagens e, assim, fechando o ciclo de vida do produto.
O processo de reciclagem mecânica das garrafas PET é constituído por 5 etapas principais. São elas:

  Moagem e Seleção

  Lavagem

  Extrusão (secagem, granulação e cristalização)

  Pós-condensação

 

Moagem e Seleção

O processo de reciclagem de garrafas PET tem sua primeira etapa industrial acontecendo na moagem das garrafas. Nesse momento acontece a descaracterização das garrafas, que são transformadas em pequenos pedaços de PET, os quais chamamos de Flakes, nomenclatura internacionalmente utilizada para descrever os “flocos” de PET.

Na Global PET esse processo foi desenvolvido para acontecer da forma mais econômica possível, tendo os equipamentos características que garantem baixa perda de matéria prima pela formação de partículas finas, chamadas de pós de PET, economia de energia elétrica e menor necessidade de manutenção de facas dos moinhos.

Além disso, Global PET aplicou tecnologia NIR (Infravermelho próximo) na seleção das garrafas PET, garantindo que cada tipo de produto tem sua pureza e qualidade trabalhadas desde a primeira etapa da reciclagem.

Flakes de pet
Seleção: Fardos de garrafas e embalagens PET

Lavagem dos Flakes

Após a etapa de moagem, é necessário remover dos flakes de PET diversos resíduos que continuam aderidos ao PET e o adesivo que é utilizado para prender alguns tipos de rótulos nas garrafas, para isso a Global PET usa os equipamentos desenvolvidos na própria empresa, com tecnologia própria, que misturam conceitos de engenharia, física e química, conseguindo remover ao máximo os esses resíduos. Esse processo foi desenvolvido com uma grade preocupação, a de se ter um processo eficiente na lavagem e econômico em relação ao consumo de água.

O resultado é uma linha de lavagem que utiliza apenas 400 Litros de água para cada tonelada de PET lavado, um número sem comparação com outras tecnologias do mundo todo.

Adicionalmente, mais sensores NIR garantem que o produto sai da lavagem e vai para a extrusora numa condição de qualidade excelente para a fabricação de novas embalagens PET.

Extrusão

Esse processo tem duas funções principais, primeiramente  transformar os Flakes em peletes, que são pequenos grãos de PET, em formato regular e próprio para alimentar injetoras ou extrusoras nos processos industriais que darão origem à novas embalagens. Em segundo lugar, promover a filtragem do PET em uma malha de aço inoxidável que retém partículas maiores que 78 micrometros (metro / 1.000.000).

Na Global PET esse processo foi desenvolvido para causar o mínimo de degradação térmica possível, evitando que o material seja escurecido devido à alta temperatura em que esse processo acontece, cerca de 290ºC.

Pós-condensação

Após a lavagem tirar resíduos de alimentos e adesivos e a extrusão retirar do polímero impurezas sólidas, o processo de pós condensação consegue retirar até mesmo do interior do polímero eventuais contaminantes químicos que poderiam transmitir sabor ou odor aos produtos e alimentos embalados em frascos produzidos com resina PET-PCR reciclada.

Esse processo também regenera as moléculas de PET foram degradadas nas etapas de formação das garrafas originais e de reciclagem dessas garrafas.

Na Global PET, o processo de pós condensação é feito por bateladas, permitindo que se produza diferentes produtos sem perdas ou redução da eficiência devido à troca de um produto por outro. A flexibilidade é tão grande que permite à empresa atender seus clientes com os materiais que melhor se adequam aos seus processos, podendo variar a Viscosidade Intrínseca desde valores como 0,72 dL/g até valores maiores do que 1,00 dL/g. Ou seja, a Global PET oferece produtos diferentes para clientes diferentes, atendendo cada um de forma a permitir a maior produtividade, qualidade de frascos e rentabilidade nos seus processos de fabricação de embalagens.

Resina pós-condensada
Todos os processos da Global PET foram desenvolvidos e buscam produzir produtos especiais para clientes especiais.

Por essas razões a Global PET é a empresa escolhida por grandes marcas nacionais e multinacionais para desenvolver projetos especiais de reciclagem e economia circular.   

Nossos Clientes