Código de ética e conduta

1. Introdução

O Código de Conduta Ética reflete os padrões de comportamento adotados por nossa empresa. Todos os nossos negócios devem ter padrões éticos, com ações justas e responsáveis no âmbito social e ambiental. Os princípios do Código de Ética e Conduta devem orientar todas nossas atividades profissionais, independentemente do cargo ou da função na empresa. Eles são válidos para todos e devem ser o parâmetro das ações junto a acionistas, clientes, empregados, sindicatos, parceiros, fornecedores, prestadores de serviços, concorrentes, poder público e sociedade em geral. O diálogo é fundamental para a aplicação efetiva do Código e, por isso, em caso de dúvida diante de uma situação complexa ou inesperada, não hesite em conversar com seus colegas e buscar orientação junto a seu superior imediato. É nossa responsabilidade zelar pelos princípios deste Código, reafirmando-os diariamente. O comportamento ético deve traduzir em atitudes o espírito que permeia nossa organização e ser, no cotidiano, parte inseparável dos nossos negócios.

2. O que é  Ética?

Ética é um conjunto de regras relacionadas aos valores e conceitos morais de um indivíduo ou grupo social. A ética está diretamente conectada aos princípios que disciplinam, orientam ou mesmo distorcem o comportamento humano. Ética no trabalho é algo profundamente necessário para um ambiente saudável.

 3. O que é Código de Ética e Conduta?

É o conjunto de regras que estabelece valores e orienta as ações de um determinado grupo de acordo com os princípios da organização. Através deste código a Global PET indica e esclarece as suas responsabilidades éticas, sociais e ambientais, estabelecendo comportamentos esperados e também condutas indesejáveis passiveis de punições.

 4. Compromissos Empresariais Éticos da Global PET

  • Respeitamos os direitos humanos e não admitimos nenhuma forma de exploração, discriminação e desrespeito em nossas atividades e ambientes de trabalho.
  • Adotamos diretrizes e práticas de sustentabilidade empresarial.
  • Estimulamos a adoção de práticas de sustentabilidade empresarial e desenvolvimento socioambiental.
  • Não usamos qualquer forma de artifício, imposição ou constrangimento em nossas operações e negócios.
  • Fornecemos de modo claro e correto as informações que nossos públicos de relacionamento necessitam para tomar decisões relativas à Global PET.
  • Cumprimos as leis, as normas e os regulamentos dos países onde atuamos .
  • Adotamos políticas e práticas destinadas à prevenção e combate a toda forma de pagamento ou recebimento ilícito ou obtenção de vantagens pessoais ou privilégios, fraudes, lavagem de dinheiro, potenciais conflitos de interesses, etc.
  • Observamos práticas de boa governança, bons princípios e práticas contábeis e de gestão, comunicação clara, objetiva para seus parceiros, colaboradores e conveniados.
  • Procuramos alcançar nossos objetivos com responsabilidade, valorizando seus empregados, preservando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades em que atua. 
  • Agimos com responsabilidade, honestidade, confiança, respeito e lealdade.

5. Diretrizes de Conduta no Ambiente de Trabalho

Sabemos que o modo como realizamos nossas tarefas, honramos compromissos e nos comportamos, revela o valor que atribuímos aos outros e a nós mesmos, pois nossos hábitos e atitudes tanto influenciam positivamente a confiança que recebemos quanto geram descrédito, dando origem a insatisfações pessoais e profissionais.

Daí a importância de aprimorarmos continuamente a qualidade de nosso trabalho e cultivarmos ambientes motivadores e que estimulem a cooperação: essa é a melhor forma de protegermos nossa dignidade pessoal:

  • Cumpra sempre as normas e as políticas, processos e procedimentos estabelecidos. Só faça aquilo que tem certeza que pode fazer; na dúvida, busque orientação com seu gestor imediato ou área de Recursos Humanos.
  • Cultive a cordialidade nos relacionamentos e procure resolver os desentendimentos ou mal entendidos com cuidado, respeito e acolhimento.
  • Pratique o diálogo e não a imposição de um ponto de vista; ouça com atenção e respeite a opinião alheia ainda que você discorde dela.
  • Ajude os colegas a realizar um bom trabalho e oriente com paciência e interesse aqueles que o procuram.
  • Jamais induza alguém ao erro ou cause-lhe prejuízo.
  • Dê o devido crédito às ideias e realizações dos colegas e não apresente ideias, opiniões e preferências pessoais como se fossem da Global PET ou dos seus administradores ou colaboradores.
  • Não use o nome da Global PET, cargo ou influência para obter benefícios pessoais ou para parentes, amigos ou terceiros.
  • Não discrimine alguém por sua etnia, gênero ou por suas preferências políticas, sexuais, religiosas, culturais ou por suas deficiências.
  • Não adote condutas ofensivas, sejam verbais, físicas ou gestuais.
  • Não reproduza boatos e maledicências.
  • Se errar, não oculte o fato; seja transparente e verdadeiro e esforce-se para mitigar suas consequências e aprender com elas.
  • Participe com pontualidade e dedicação das ações de educação e treinamentos oferecidos pela Global PET.
  • Cuide das instalações, recursos, equipamentos e materiais de trabalho.
  • Adote os preceitos do consumo consciente: não desperdice água, energia, papel, objetos de plástico, materiais de escritório, etc, e pratique a coleta seletiva.
  • Evite desequilíbrios financeiros, pois eles acarretam prejuízos de ordem pessoal e profissional.
  • Apresente-se no ambiente de trabalho em pleno estado de normalidade (sem embriaguez, uso de drogas, etc);
  • Não divulgue informações da Global PET ou comente situações de seu cotidiano de trabalho em redes sociais
  • Realize seu trabalho com zelo, foco nos interesses da Global PET e em conformidade com este Código de Ética e Conduta.

6. Condutas Indesejáveis:

  • Promover algazarra, brincadeiras e discussões durante a jornada e trabalho.
  • Usar palavras ou gestos impróprios à moralidade e respeito, nas dependências da empresa.
  • Difundir informações mentirosas ou difamatórias sobre um colega.
  • Discriminação em função de etnia, origem, sexo, orientação sexual, crença religiosa, condição de sindicalização, convicção política, ideológica, classe social, condição de portador de necessidades especiais, estado civil ou idade; 
  • Não honrar contratos, pagamentos e entregas nas relações com clientes e fornecedores.
  • Trocar influência por favores financeiros.
  • Demorar propositalmente na realização e na entrega das tarefas.
  • Furtar dinheiro ou materiais da empresa, até mesmo uma simples caneta.
  • Adulterar mercadorias, preços e prazos de validade.
  • Jogar lixo em local inapropriado e não contribuir para a manutenção da limpeza do ambiente.
  • Chegar atrasado ou pedir alguém para assinar o ponto por você ou assinar pelo outro.
  • Sonegar impostos, fraudar documentos ou de qualquer forma infringir a lei; entre tantos outros.
  • Assédio de qualquer natureza, inclusive moral ou sexual, provocando o constrangimento alheio.

7. Divulgação

Este Código de Ética e Conduta ficará publicamente disponível no WEBSITE da Empresa no endereço https://www.globalpetsa.com.br para consulta de colaboradores a qualquer momento.

8. Disposições Gerais

Este código deve ser seguido por todas as pessoas que se relacionam profissionalmente com a Global PET. Seus empregados, diretores, clientes  e qualquer terceiro que estiver atuando em nome da empresa, no Brasil ou no exterior. 

Aos que violarem o presente código, estarão sujeitos à sanções administrativas, penais e disciplinares.

O conhecimento de condutas em violação a este Código deve ser imediatamente comunicado à diretoria da empresa ou informada através das Caixas de Ouvidoria localizadas ao lado do relógio de ponto e na portaria da empresa Global PET.